terça-feira, junho 06, 2006

As Lições da Ni #13

Esta é a primeira parte das lições da Ni. Hoje será lançado a edição 13 e amanha em simultaneo as lições 14 e 15.
Fica então a primeira lição de algo que está bastante relacionado com o que aconteceu à pouco tempo...


Roger Waters

George Roger Waters (nascido em 6 de Setembro de 1943 em Great Bookham, Surrey perto de Dorking) é um músico e compositor ingles de rock, mais conhecido por ter sido o compositor, vocalista, baixista e um dos fundadores dos Pink Floyd.

Após outro dos fundadores,
Syd Barrett, ter abandonado o grupo devido a doença mental no fim dos anos 60, Waters definiu a direcção artística da banda, e em conjunto com o guitarrista, vocalista e compositor, David Gilmour, levaram os Pink Floyd para o centro das atenções, produzindo uma série de álbuns que continuam entre os mais aclamados pela crítica e dos mais vendidos de todos os tempos.

A relação de Waters com Gilmour foi-se tornando tensa nos finais dos anos 70, á medida que Waters ia exercendo cada vez mais o controlo creativo sobre o grupo. A última colaboração Waters/Gilmour,
The final cut de 1983 foi creditada como sendo um trabalho de Waters, com música tocada pelos Pink Floyd. Waters deixou a banda e o desacordo sobre a intenção de Gilmour continuar a usar o nome dos Pink Floyd levou-os à barra do tribunal. Waters argumentava que tendo a banda sido criada por ele, Syd Barrett, Nick Mason, e Richard Wright, não havia razão para o grupo se continuar a chamar Pink Floyd, devido ao facto de contar apenas com um dos elementos originais, (Wright tinha deixado a banda aquando da gravação de The wall). Outro dos argumentos de Waters era o facto de ser o autor de quase todas as letras das músicas dos Pink Floyd desde o abandono de Syd Barrett. Mesmo assim, Gilmour ganhou o direito de usar o nome dos Pink Floyd e a maioria das suas músicas, ficando Waters apenas com os direitos do álbum The Wall e de todas as suas músicas.

Carreira Pós-Pink Floyd
Após sair dos Pink Floyd, Waters embarcou numa carreira a solo, editando três álbuns e a banda sonora de um filme, não conseguindo grande expressão ao nível das vendas. Depois de Amused to death de 1992, Waters passou a maior parte dos anos 90 a compor uma ópera chamada Ça Ira estando até à data 2004, incompleta embora algumas partes fossem já ouvidas publicamente. O lançamento da ópera foi em 27 de setembro de 2005.

Apóa a destruição do Muro de Berlim em 1989, Waters produziu em 21 de Julho de 1990 em Berlim um grande concerto de “The Wall” com fins de solidariedade e para comemorar o fim da divisão entre a Alemanha de Leste e a Alemanha Ocidental. O concerto teve lugar na Praça de Potsdamer um local que fazia parte da terra de ninguém do Muro de Berlim, foi considerado o maior concerto de sempre e teve como artista convidados Bryan Adams, The Scorpions e Van Morrison entre outros.

Depois de um longo hiato, Waters voltou à estrada outra vez no final dos anos 90, tocando as suas músicas mais conhecidas do tempo dos Floyd juntamente com material da sua carreira a solo, tendo conseguido audiências muito razoáveis. Sabe-se também que tem trabalhado num novo álbum com o nome de trabalho de “Heartland” que sairá a público em 2006. Possivelmente este álbum, o quarto da sua carreira pós Pink Floyd, terá duas faixas já editadas nos álbuns In the flesh live e Flickering flame: The solo years Vol 1 respectivamente.
Em 2002 Waters tocou num concerto organizado pela “Countryside Alliance” em defesa da caça à raposa, embora Waters nunca tivesse publicamente prestado vassalagem ao Partido Trabalhista Britânico, o que isto poderia sugerir, tendo mesmo criticado violentamente a política do governo de Margaret Thatcher na Guerra das Malvinas no álbum The final cut, especialmente na faixa “Get your filthy hands off my desert”.

O pai de Waters, Eric Fletcher Waters, soldado dos Royal Fusiliers do Regimento de Londres, perdeu a vida na 2ª Guerra Mundial na campamha de Anzio (que é descrita em “When the tigers broke free”). Esta perda tem sido um tema recorrente em muitos dos trabalhos de Waters.

A Miramax Films anunciou em meados de 2004 uma produção de “The Wall” para a Broadway, tendo Waters um papel proeminente nessa produção.

Em Setembro de 2004 Waters publicou duas novas faixas: "To kill the child" e "Leaving Beirut" apenas para a internet; um CD single foi lançado apenas no Japão. Ambas as faixas são inspiradas na invasão do Iraque pela Inglaterra e Estados Unidos em 2003. A sua mensagem era clara em versos como: "Oh George! Oh George! That Texas education must have fucked you up when you were very small" (Leaving Beirut) assegurando que não haveria má interpretação.


Cá está a primeira lição.
Amanha em principio haverá mais...




H.F.D.

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