Cá estou mais uma vez a escrever algo para a Ni aprender.
E hoje vai ser tudo assim, simples mas muito informativo
1-"Se a Lua fosse habitável, quantas pessoas lá podiam viver?"
R: Aviso que não tenho qualquer ligação com os espertalhões que andam pela net a vender terrenos lunares. Adiante. Se a superfície da Lua pudesse ser povoada tal como o nosso planeta azul, o número de "lunáticos" seria calculado comparando a área total com a dos continentes e a sua densidade demográfica. Como a Terra tem uma superfície 13,5% maior que a Lua, os continentes representam apenas 27% e os censos terrestes já vão em 6 biliões de alminhas, aposto que a Lua teria cerca de 1,64 biliões de habitantes. Vês? Ainda sobra muito espaço para familiares e amigos...
2-"Qual é a maior palavra da língua portuguesa?"
R: Ora aí está uma pergunta que chega em boa hora. Há novidades no mundo dos dicionários: depois de anos e anos a exibirmos o nosso saber nos jantares da empresa, pronunciando "anticonstitucionalissimamente" como quem diz olá, e pensando estarmos perante a mais comprida palavra da língua de Camões, eis que chega algo muito superior à nossa capacidade de leitura. É que o nosso dicionário (o tal do "stresse", do "bué" e do "dossiê") dita que com 46 letrinhas apenas se escreve a palavra "pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico". Esta pérola do português descreve o estado de quem sofre de uma doença rara, provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas. Agora já sabes: veste o teu melhor vestido e mostra aos teus amigos que és uma gaja culta, que quando estas em casa fazes mais do que ver telenovelas.
3-"Por que é que os pianos têm todos teclas pretas e brancas? Não era muito mais giro se tivessem várias cores?"
R: Lamento, mas os pianos às cores só na Legolândia. E essa ideia do tipo "bandeira do arco-íris" levanta alguma suspeitas... Bom, mas adiante: perde-se no tempo a origem do instrumento e, no entanto, percebe-se a escolha da discreta combinação preto/branco: já imaginaste um génio da música sentado num banco verde, a tocar nas teclas azuis e amarelas de um piano cor-de-rosa? Eu também não, por isso contentamo-nos com a explicação história que te passo em terceira mão: originalmente, as teclas pretas do piano eram feitas com uma madeira escura e muito resistente, o ébano. Já as brancas eram de marfim, retirado das presas dos elefantes. Nos dias que correm, embora o instrumento seja feito de materiais sintéticos, a aparência das matérias-primas originais ficou intacta, até por questões de estéctica. Para mais, Pedro Burmester não rima com arco-íris... Está atenta ao Disney Channel e pode ser que um dia destes apanhes o Mickey com uma ganda moca, a tocar no piano dos seus sonhos.
Fica aqui a tua lição
É claro que comparando com a última esta é bem fraca, mas nem sempre tudo pode ser bom.
Para a semana é melhor.
Beijinhos
H.F.D.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
eu por acaso ate consigo imaginar akele piano que descrevest.. é bem giraxu!
bjs
Enviar um comentário